Instituto Soulier

formação emconceito mulligan

No início dos anos 80 Brian Mulligan teve seu primeiro sucesso com MWM®, o que produziu uma mudança completa na forma de abordar seus pacientes com terapia manual.

Brian estava tratando uma paciente já algum tempo, que apresentava edema em um dos dedos da mão e movimentos de flexão e extensão restritos e dolorosos após uma lesão esportiva. Em um dos tratamentos, já irritado com a não resposta da paciente às técnicas, testou novamente o glide medial e a paciente disse: "estou pior, dói muito mais". Testou então o glide lateral e a paciente disse "agora não dói".

Em um momento de inspiração divina e pensando fora do contexto, Brain manteve o glide, olhou fixamente para a paciente e disse lhe enfaticamente: Dobre o dedo! A paciente relutou um segundo, mas sentindo-se segura realizou o movimento de flexão, enquanto Brian mantinha o glide lateral. Houve melhora imediata no arco de movimento e não havia dor. Após algumas repetições sem dor, em apenas uma sessão a paciente apresentou arco completo de movimento para flexão e extensão.

A partir desta observação e o resultado, passou a utilizar este conceito para outras articulações desenvolvendo rapidamente a idéia da falha posicional. Paralelamente o conceito foi expandido para a coluna vertebral através da utilizaçao dos SNAGS®. Brian afirmava que as técnicas utilizadas restauravam as falhas posicionais decorrentes de traumas e desequilíbrios musculares.

Instituto SOULIER segue o CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL resolução No 424, DE 3 DE MAIO DE 2013 , Artigo 30 – Inciso XII e Artigo 41 Inciso VII, em seus cursos e formações.

  • consultar
    datas
  • carga horária
    40 horas

Edelberto Gimenes
Marques

Formado em 1994, fez logo no ano seguinte curso de especialização em docência superior. Foi professor da Universidade Estácio de Sá nas cadeiras de cinesiologia, fisioterapia aplicada à traumato-ortopedia e fisioterapia desportiva. Atualmente ministra cursos de pós-graduação em traumato-ortopedia na Universidade Castelo Branco e UNIG. Formação na Escola de Osteopatia de Madrid e é Dr da Universidade de Buenos Aires. Formação em Acupuntura. Introdutor do Conceito Mulligan no Brasil como professor juntamente com professor Palmiro Torrieri Junior.

edelberto gimenes Marques / ES

conteúdoprogramático

Ficou interessado?

Se interessou pelo curso?
Então utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco:

nossas
novidades