Instituto Soulier

O que é Método François Soulier Quiropraxia Instrumental

Tem sua origem na quiropraxia instrumental adaptada a fisioterapia por François SOULIER - Francês, primeiro fisioterapeuta a ter a formação e autorização a usar a técnica, usou sua formação e adicionou os conceitos da reflexologia francesa, osteopatia e microcinesioterapia, criando o Método SOULIER, uma técnica simples, rápida e de ação global, nestes 25 anos da técnica descobriu que um instrumento mecânico, com uma pressão muito leve associado ao um modelo de avaliação, com uso e tratamento leva o nosso corpo a responder, sendo as lesões e adaptações ostepáticas corrigidas, seu resultado é imediato, sintomas com alívio de dor, ganho de movimento, e melhora de força, são percebidos imediatamente ao tratamento, seus efeitos globais também são percebidos, basta um verificarmos em testes de baropodometria antes e pós tratamento, onde percebemos um equilíbrio das forças e diminuição dos picos de pressão.

Quais suas indicações

-Tratamento de hérnia de disco ( MORITA,2005 )

-Tratamento de lombalgia (NETA 2008; BETAMIN, 2018)

-Tratamento postural global ( VALENTE, 2006; MACHADO, 2018)

-Distúrbios convulsivos:(SWEAT, 2011; HOOPER, 2011)

-Dor de cabeça e enxaqueca: (SWEAT, 2012; ELSTER , 2014)

-Traumas e concusão( MAYHEU, 2011)

-Fibromialgia : (BENNETT, 2012; SORIANO, 2014)

-Tratamento de escoliose. (CHUNG, 2011 ;KHAUY, 2010)

-Dor cervical(GEMMELL, 2010; SARIGIOVANNIS, 2005 ; AKER, 1996; BOLTON, 2002; GABARDO, 2017)


Quais as vantagens da manipulação instrumental

- A qualidade de tratamento e aplicação de força é o mesmo, no início do dia e no final do dia, evitando desgaste do terapeuta.
- E um tratamento indolor, rápido e com pouco risco ao paciente.
- O tratamento é segmentado, ou seja trata várias disfunções pelve, lombar, dorsal, cervical, mas sua ação é global, seu resultado se reflete em todo corpo.
- Por ser uma técnica, de ação global, é ideal a pacientes poliqueixoso, onde apresenta várias áreas sintomáticas
- Mais de 90% dos pacientes apresenta melhora significativa na primeira sessão.
- A posição do paciente, durante tratamento e outro ponto importante, pois esta relaxado em postura neutra, quando do tratamento instrumental .
- Ao utilizar o método com o instrumento, é possível identificar o ponto exato, onde é necessária a correção da sub luxação ou disfunção. Devido a área de contato ser pequena no instrumento, conseguimos manipular articulações pequenas e pontos vertebrais em que normalmente o contato manual é difícil ou desconfortável.
- O uso da instrumento de manipulação, torna a técnica padronizada quanto ao uso de força, e tem ação reflexa e imediata.
- Força, freqüência, torque, velocidade e impulso gerados pelo instrumento, fornecem a quantidade exata de energia para normalizar a função biomecânica.

Autor: Marcos Paulo Machado - Professor do Método François Soulier Quiropraxia Instrumental