Instituto Soulier

CONCEITO MAITLAND

1-Conceito idealizado na Austrália pelo fisioterapeuta Geoffrey Douglas Maitland.
2- A Abordagem do Conceito Maitland é considerada a pedra angular da terapia manual ortopédica moderna para o tratamento de ambas as condições da coluna espinhal e extremidades periféricas, e usa principalmente a avaliação e tratamento dos sinais e sintomas do paciente para desenvolver um plano de tratamento eficaz.
3-A Abordagem do Conceito Maitland requer o desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo das habilidades de avaliação clínica e julgamento clínico, utilizando uma avaliação completa e precisa (tanto subjetiva quanto objetiva).

4-Este processo de pensamento dinâmico da classificação do paciente através da formação e modificação de hipóteses - comumente conhecido como Raciocínio Clínico - resulta em um fisioterapeuta clinico mais experiente. A melhoria nos conhecimentos clínicos e processos de pensamento incorporados no conceito Maitland coloca os fisioterapeutas em um caminho de crescimento profissional, excelência pessoal e, em última análise, melhora ampla do atendimento ao paciente.
5-O principal princípio de Geoff Maitland é "Sublimação do eu e um compromisso pessoal positivo para entender o que o paciente está suportando e os efeitos que o distúrbio tem sobre o paciente". A Abordagem de Maitland sempre esteve, e continua sendo, preocupada com as necessidades do paciente, acima de tudo. Poucas filosofias de terapia manual podem reivindicar o mesmo nível de comprometimento com os valores e bem-estar do paciente, como a Abordagem de Maitland.

Por: Edelberto Gimenez Marques